A Dança da Paz

A dança é arte antiga; antecede a música e mesmo a fala.

Imitação dos pássaros é movimento que expressa a determinação de estar junto de alguém; sem motivos, salvo o de compartilhar alegrias. É gesto sincero de reconhecimento do outro.

A Dança da Paz nasceu quando sua criadora, Miriam Dascal, estava dormindo e, repentinamente, viu-se no Egito promovendo a união entre povos acostumados a cismas e litígios; ela acordou e esqueceu o sonho que teve. Poucos dias depois, foi convidada a participar de um ato em favor da pacificação dos ânimos.

O sonho voltou forte e realizou-se na forma de uma dança de roda, onde os dançadores se unificam pelo toque dos dedos indicadores, enquanto seus corpos vão desenhando uma teia.

Dançarinos podem ser cegos ou surdos; mas é impossível prescindirem da pele – órgão que interliga dois reinos: o do corpo/eu/dentro e o do mundo/outro/fora. Os dedos indicadores representam esta pele; são extensões de uma linha conectada ao coração.

A Dança da Paz se propõe a fermentar leis, hábitos e razões severas a fim de transmudá-las em sensações e destinos mais leves, belos e positivos.

Não tem coreógrafo, não tem chefe: é construção coletiva, expressão grupal, agitação comunitária.

Sua meta é simples: facilitar o desfrute do próprio corpo em companhia de muitos. Quer criar amizades, fazer esquecer a rudeza e as mágoas.

Ela deve acontecer ao ar livre; embaixo do céu, pés pisando na terra. Sua única meta é a vivência e a expansão de energias da matéria e da alma.

Pode ter música. Talvez um cello, um bumbo, uma flauta, um violão. Alguém pode cantar. Todos podem cantar.

Pode não ter. Talvez apenas o vento, um cão latindo, uma buzina… Também é preciso transmudar os sons da vida urbana. Dura, meia-hora, 40 minutos.

Importante: a paz que se busca não nasce de contratos, sempre efêmeros. A nossa paz é fruto de um modo de existir.

Deixe um comentário

Eutonia

A Eutonia é um método de abordagem corporal com aplicações tanto pedagógicas quanto terapêuticas que orientam e reeducam os hábitos corporais e a postura visando à promoção da saúde e ao equilíbrio
físico-psíquico.

Calendário de Cursos

janeiro 2021
S T Q Q S S D
« jun    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031