É brincadeira mas não é brincadeira – por Déa Paulino

Principio a dança em que acredito me remetendo à frase do escritor Eduardo Galeano, que abre sua bonita e pequena “Janela sobre o corpo” imensando a paisagem com a frase “O corpo é uma festa”. É na infância, nos primeiros movimentos, naturais ou condicionados, que nossos corpos registram as primeiras possibilidades de festejar.
Entre a fria rigidez individualista e a coletividade alegre e criativa, escolho a celebração do encontro que se enraíza nas profundezas e floresce na beleza de plurais. Porque as naturezas são diferentes, as danças, as nossas danças, também o são. Nossos corpos se preenchem das histórias e registros de que somos feitos; o contato com o mundo da pele para fora e sua interpretação da pele para dentro nos transforma em amplos e saborosos espaços de brincar.
Exploramos o movimento dos corpos por um mundo menos pedra, para idéias de pipa, chocalho e vôos de balão. Nos descobrimos nosso melhor brinquedo desde a respiração e ganhamos cores a partir e através da relação com o ar. Percebemos uns nos outros os espelhos, arco-íris, mares, chocalhos e bambus sacolejantes. Dançamos para sorrir da pele aos ossos, inteiros. Com o corpo em festa, acendemos as luzes do presente e nele encontramos sempre, inevitavelmente, novas maneiras de conduzir criativamente todas as nossas muitas celebrações.

 

Por Déa Paulino

Deixe um comentário

Eutonia

A Eutonia é um método de abordagem corporal com aplicações tanto pedagógicas quanto terapêuticas que orientam e reeducam os hábitos corporais e a postura visando à promoção da saúde e ao equilíbrio
físico-psíquico.

Calendário de Cursos

novembro 2017
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930